Resenha : Os 13 Porquês

Olá meninas tudo bom ?

Vim aqui fazer mais uma resenho do meu projeto 12 livros em 12 meses , e o meu 2º livro do projeto foi o "Os 13 Porquês"

 


Título: Os 13 Porquês
  Autor:Jay Asher,
editora: Ática.


Sinopse


Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Minhas palavras

 A história começa com Clay Jensen chegando da escola , e em frente a sua casa está um pacote com 7 fitas dentro , em cada fita tem um numero 1e2 , 3e4 e assim por diante , até chegar no numero 13 . Quando Clay começa a ouvir as fitas , vê que é a voz de Hanna Baker , uma colega de classe que havia se cometido suicídio a duas semanas .  
Na fita Hanna fala que aqueles eram os 13 motivos de sua morte , e que se ele tinha recebido a fita é porque ele contribuiu para que ela morresse .Em cada lado da fita era uma história diferente , com pessoas diferentes , pessoas que haviam contribuído para que Hanna se suicidasse . Clay não entendia o porque ele estava na fita , pois não tinha feita nada contra Hanna , então ele teve que ouvir todas as fitas em ordem até chegar a sua , e as regras de Hanna era clara , você ouve as fitas até o final e depois passa para a pessoa da próxima história a sua . Hannah passou por muitas situações comuns da época de escola, sofreu na mão de garotos, de amigas, rompeu limites pessoais e sobreviveu até não aguentar mais.

Ela tinha planejado tudo , até os mínimos detalhes de sua morte ......



Resenha 

O Livro fala sobre , suicídio , bullying , amor adolescente e sobre a dificuldade que pessoas com o mesmo problemas de Hanna tem que enfrentar . O livro deixa uma mensagem muito clara que todos nós devemos prestar muita atenção em nosso atos , pois podemos está acabando com a vida das pessoas . 

Ele é curto , te induz a continuar lendo  , quando você começa a ler você não quer para quer saber a história toda , ele mexe muito com o nosso psicológico e emocional, faz agente pensar no que poderia ser diferente  , agente sofre junto com o personagem a cada História .



||

 Minha Opinião

Eu fiquei super chocada com cada palavra que lia , eu me senti escutando a fita do ladinho do Clay , e entrei na história . Eu simplesmente amei esse livro , só que eu achei a atitude da Hanna muito Fraca , ela foi Fraca por ter se matado , ela estava muito sobrecarregada eu sei , mas não era o fator para ela tirar a própria vida , ela se sentia sosinha e a cada história isso parecia ser vedade , mas não era . Ela poderia sim ter conversado direito com alguem e ter contado o que realmente estava acontecendo , ninguém a ajudou porque ela não deixava ninguem se aproximar para ajudar . Fiquei sim varias vezes com raiva da Hanna por ela ter o gênio tão forte ao ponto ne não deichar ninguuem ajuda-la . 
Mas o livro foi emocionante do começo ao fim , senti muito agonia , vontade de chorar e passei por muito sufoco enquanto esta lendo .

Frases do livro 

 "Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade. "

-----------------------------------------------------

" - Como você está se sentindo hoje?
- Neste exato momento?
- Neste exato momento.
- Neste exato momento, me sinto perdida, eu acho. Meio vazia.
- Vazia como?
- Simplesmente vazia. Simplesmente nada. Não me importo mais." 

-----------------------------------------------------

“Não queria agir como se estivesse tudo legal, porque não estava.”



Minha mensagem para vocês

 A história Hannah Baker serve como um exemplo para todos nós. Cuidado com o que você faz com o outro . Não seja um prisioneiro dentro de você mesmo . Não se isole, Procure ajuda porque você não está sozinho .

 ■

 

Espero que tenham gostado 

Beijos <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário